terça-feira, 16 de setembro de 2008

Educação afetiva ou controladora? Foco no conteúdo ou em valores?

Ao ler este texto no site www.eca.usp.br/prof/moran/ pensei em deixar registrado um pouco do que li.
Na educação o incentivo e o apoio são mais importantes que a cobrança. Quando motivamos, incentivamos o aluno ele aprende sozinho, corre atrás do que precisa. A relação de confiança e de apoio é fundamental para obter resultado a longo prazo. Se cobramos muito, teremos resultados apenas a curto prazo.
A grande inclusão que precisamos não é a tecnológica, mas a afetiva e a de valores. A afetividade é um componente fundamental pedagógico e contribui decisivamente para o sucesso pessoal e grupal. A outra grande inclusão é a de valores. Numa sociedade que valoriza muito a aparência é fundamental que o educadores mostrem coerência entre o que ensinam e praticam.
o educador é um profissional cujo papel vai além da matéria que ele trabalha. Se o educador além de conhecer bem os temas de seu curso, mostra um processo rico de aprendizagem na vida, de interação, ajudará muito para que os alunos reflitam mais, acreditem mais e desejem crescer como pessoas e profissionais.
A educação tem um papel político importante que é mostrar que podemos mudar essa importância dada à aparência, ao consumo, à mentira e enganação. Podemos mostrar que vale a pena acreditar-se como pessoas em evolução, com contradições, mas com verdade e coerência.

Nenhum comentário: